sábado, 20 de junho de 2009

Suplementos de carboidratos: saiba mais!

Estudos científicos vêm demonstrando que a performance e a saúde de atletas podem ser beneficiadas através de um adequado manejo dietético. Em relação a este tema existem poucas controvérsias, diante da documentação que comprova os efeitos benéficos para a saúde, mudanças favoráveis da composição corporal e aprimoramento do desempenho desportivo de atletas, decorrentes da boa nutrição.
Segundo as Recomendações de Ingestão Dietéticas (RID), do National Research Council Subcommitee, de 1989, em uma dieta equilibrada os carboidratos devem representar a maior parte da ingestão energética. Mesmo sendo pequenas as reservas de glicogênio do organismo, elas são importantes durante o período de jejum e também durante a situação de exercício prolongado, na qual a glicose e os ácidos graxos são oxidados para fornecer energia para a contração muscular.
Os Suplementos de Carboidrato tem como finalidade servir de fonte de energia para a célula. Ele é formado pela combinação de resíduos de glicose, que através de sua hidrólise, formam moléculas de glicose independentes.
A atividade física provoca uma maior demanda por energia do organismo, podendo levar a um aumento da geração de energia em até 120 vezes na atividade intensa. Desta forma, assim que se inicia uma atividade física, sobretudo as intensas, o organismo passa a necessitar de glicose, utilizando as reservas de glicose do organismo, chamadas de glicogênio.
A energia consumida durante os treinos e competições depende da intensidade e duração dos exercícios, sexo dos atletas e o estado nutricional inicial. Quanto maior a intensidade dos exercícios maior será a participação dos carboidratos como fornecedores de energia. Estima-se que a ingestão de carboidratos correspondente a 60 a 70% do aporte calórico diário atende à demanda de um treinamento esportivo.
Os carboidratos são divididos em três categorias principais: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Como exemplos de monossacarídeos há a glicose e a frutose; como dissacarídeos, a sacarose, maltose e lactose; e, no grupo dos polissacarídeos, destacam-se os carboidratos complexos, que incluem os polímeros de glicose (como a maltodextrina).
O processo de absorção dos carboidratos simples é muito rápido, porque basta quebrar uma ligação para que ocorra a absorção de cada uma das moléculas separadamente, ou então, ocorrerá a absorção direta, se não houver nenhuma ligação entre moléculas. A conseqüência disso é que os carboidratos simples são absorvidos muito rapidamente, aumentando a taxa de glicose circulante no sangue.
No caso dos carboidratos complexos, o processo é bem mais lento, porque cada ligação entre as centenas de moléculas tem que ser desfeita, e isso vai acontecendo aos poucos, até que toda a molécula possa ser digerida. Assim, a glicose vai sendo absorvida e entrando no sangue aos poucos, não causando tanto impacto na taxa de glicose que circula no sangue.
Devido ao fato de o organismo não digerir e nem absorver todos os carboidratos com a mesma velocidade, um mecanismo denominado índice glicêmico foi desenvolvido para avaliar o efeito dos carboidratos sobre a glicose sanguínea. O índice glicêmico é um indicador qualitativo da habilidade de um carboidrato ingerido em elevar os níveis glicêmicos no sangue, fornecendo informações efetivas para um plano nutricional apropriado em relação à suplementação estratégica de carboidratos para o exercício. Portanto, além do tipo de carboidrato (simples ou complexo), o índice glicêmico pode ser usado como um guia de referências para a seleção do suporte nutricional ideal de carboidratos para os esportistas.

Veja no quadro abaixo alguns suplementos comerciais de carboidratos:



Conheça agora dois suplementos energéticos muito utilizados no meio esportivo:

MALTODEXTRINA

A maltodextrina é um carboidrato complexo de absorção gradativa proveniente do amido de milho. Ela fornece energia durante a atividade física de longa duração, retardando a fadiga, através da liberação gradual de glicose para o sangue.
Os suplementos de maltodextrina contém polímeros de dextrose/glicose, compostos de açúcar unidos que são mais fáceis para o corpo assimilar e usar. Estes polímeros são metabolizados de forma lenta e constante o que pode ajudar a sustentar os níveis de energia durante atividades que necessitam de resistência (ex: jogo de futebol, uma partida de tênis, um jogo de basquete, uma partida de vôlei, maratona, etc.). Suplementos de maltodextrina são uma fonte conveniente e econômica de energia para pessoas ativas.
Sugestão de uso

Em geral deve-se tomar de preferencialmente até 4 colheres de sopa de maltodextrina para 500ml.

Como tem a função de fonte energética durante o treinamento e evita fadiga, deve ser consumida antes, durante e depois do treinamento.




CARBO UP

Carb Up é um repositor energético que tem como objetivo o fornecimento de energia, repondo os estoques de glicogênio, os quais diminuem após um certo período de atividade física intensa, prejudicando o desempenho dos atletas.Este suplemento é formulado com uma tripla combinação de carboidratos: maltodextrina, frutose e glucose. Contém ainda vitaminas que auxiliam no metabolismo energético e sais minerais.

Sugestão de uso
Carb Up pode ser tomado antes, após e/ou durante os exercícios.


Referências:


SAPATA, Katiuce Borges; FAYH, Ana Paula Trussardi; OLIVEIRA, Álvaro Reischak. Efeitos do consumo prévio de carboidratos sobre a resposta glicêmica e desempenho. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v.12, n.4, p.189-194, julho/agosto, 2006.

Diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte: Modificações dietéticas, reposição hídrica, suplementos alimentares e drogas: comprovação de ação ergogênica e potenciais riscos para a saúde. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, Vol. 9, Nº 2 – Mar/Abr, 2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário